Senhoras da nossa idade

Um blogue quadrangulado entre Lisboa, Coimbra, Porto e S. Paulo

Tomato, potato

2 comentários

Esta semana iniciou-se o ano letivo na Universidade Aberta e esta tua amiga iniciou mais uma expedição por desconhecidos territórios do conhecimento (o meu desporto preferido). Desta vez, pelo território do Latim. Estás a imaginar a cara da técnica do Centro de Emprego, quando eu lhe perguntei se as propinas se poderiam enquadrar no programa de bolsas à formação?

– Formação em quê?
– Em Línguas, Literaturas e Culturas, Estudos Portugueses.
– Ai, duvido. Isso serve para quê?

(Pois, pois, as perguntas fundamentais!)

Apetecia-me responder-lhe que serve para fazer do mundo um lugar melhor, mas como não achei que a resposta me desse o direito à tal bolsa… vim embora a pensar que era bom que alguém traduzisse rapidamente o livro de Martha Nussbaum e o distribuísse gratuitamente a todos os decisores da área da educação no nosso país.

Not_for_profit

Felizmente que há boas notícias, pequenos esforços que se descolam das linhas orientadoras gerais, para ganho dos alunos e da cidadania. Como o caso do ensino de filosofia a crianças em Angra do Heroísmo. De certeza que desta sala de aula sairão futuros informáticos, engenheiros e gestores – não tenho nada contra isso, aliás, sou 100% pró-especialização e formação qualificada. Mas serão informáticos, engenheiros e gestores com uma especial capacidade para questionar, ousar, inovar e – a cereja no topo do bolo – compreender o outro. E não é mesmo disso que precisamos?

Acho que afinal vou voltar ao Centro de Emprego…🙂

Autor: Marta

"Escrevo para pensar melhor."

2 thoughts on “Tomato, potato

  1. Marta, nao conhecia o livro e fiquei com imensa vontade de o ler! Vou ja a Amazon! Mas ja me ia esquecendo, vais mesmo aprender Latim? (estou num teclado sem accents!) eu eprendi latim durante dois meses, e depois desisti e fui para o teatro, tinha 14 anos. Hoje em dia tenho muita pena, quem sabe podemos a vir a ser colegas online:)

  2. É verdade, estou a dar os primeiros passos. Também já tinha tentado mas agora é de vez! Prometo contagiar-te…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s