Senhoras da nossa idade

Um blogue quadrangulado entre Lisboa, Coimbra, Porto e S. Paulo

Este post é para ti, Céu

3 comentários

Nighthwk

 

Este post é para ti, Céu


Por muitas razões: desde logo, porque me obrigaste a vir aqui escrever um post, o que eu te agradeço. Não encontrei outra forma de responder adequadamente ao último texto que nos ofereceste.

Depois, porque cada vez que escreves no Senhoras fazes-me dar graças pelo dia em que me lembrei de vos convidar, a ti e à Susana, para este nosso canto. Eu e a Mariana não andamos a fazer as honras da casa convenientemente e tu (agora a Susana também desapareceu, mas a culpa é um pouco minha, estou sempre a desafiá-la para coisas diferentes…) manténs a chama acesa – assim, por mais perdidas que andemos, conseguimos sempre encontrar o caminho de volta.

Ter-te aqui é não te perder. A Céu “hedonista até à medula”, que mesmo sabendo que “não há nada de novo debaixo do sol” acredita que “uma pura e clara manhã de sol é uma benção” e cujos textos, “mesmo falando de assuntos tristes (…) têm esperança e futuro, são banhados por uma luz primaveril”, brindando-nos com “a clareza límpida das palavras, a nitidez do discurso e da argumentação, e acima de tudo, o profundo amor e respeito à língua portuguesa.”

O teu texto de ontem entra directamente para a galeria dos meus preferidos de sempre. Tem tudo aquilo que me faz ser leitora: tem pessoas, tem factos, tem opinião fundamentada, tem emoção, tem intelecto. Apela-me às memórias. Valoriza o trabalho de escritores e coloca-os na exacta posição que ocupam nas nossas vidas. E, last but not least (not at all), descobre uma relação entre o trabalho de dois criadores.

Eu vivo para isso. Ando sempre à procura, inconscientemente, de ligações. No trabalho, são os ângulos (como tu costumas dizer) das histórias que conto. Mas fora do trabalho, e muito antes até de saber que viria a profissionalizar esta mania, teço teias mentais constantemente. Isso enriquece-me, se calhar é o meu substituto de religião. O mundo para mim faz um bocadinho mais sentido de cada vez que estabeleço uma ligação.

Como o quadro que escolhi para este post, “Nighthawks” – tenho a certeza de que já escrevi aqui sobre ele. Está mesmo à minha frente, aqui na sala, foi a partir dele que descobri o Edward Hopper, que é um dos meus pintores preferidos, porque cada pintura sua é para mim um despoletador de histórias intermináveis. Foi amor à primeira vista, mas a coisa tornou-se decididamente séria quando descobri que o Tom Waits (outro dos “meus” criadores) se inspirou nesta imagem para compor “Eggs and Sausages”, do álbum “Nighthawks at the diner”. Aí tive mesmo que trazê-lo (enfim, uma reprodução) para casa.

Obrigada, Céu, por teres acrescentado um pouco mais de sentido ao meu mundo.

Beijinhos muito grandes para ti e para todas!

Marta

Autor: Marta

"Escrevo para pensar melhor."

3 thoughts on “Este post é para ti, Céu

  1. já consigo escrever.. já nao está a dar erro, que bom:))Queridas Senhorasé um verdadeiro PRAZER ler os vossos posts. Seguindo a deixa da Marta, ler e reler as vossas palavras, as vossas emoçoes e entrar um pouco nas vossas almas, cabeças e coraçoes, tem sido uma linda viagem. Viagens inesperadas, ternurentas e humanas ao vosso mundo, mas que também acabam por ser viagens ao meu mundo – é a magia de ser leitora. 4 mulheres, 4 maes, 4 amigas, 4 cúmplices, 4 Senhoras da nossas Idade, a viver 4 vidas muito diferentes em 4 cidades distintas, juntas nesta viagem e unidas por palavras num simples blog. Que história mais bonita.bjs a todasMariana

  2. Com as Páscoas, as pressas e as mini-férias acabei por não dizer adequadamente o quanto fiquei feliz e babada com as tuas palavras, querida Marta. Mas acho que já tinha tido o essencial: obrigada por nos desafiares, por colocares a fasquia lá em cima. Sabes que foste sempre um exemplo para mim. Por tudo, por todas as características pessoais, e por seres a pessoa mais competente, profissional, “completa” com quem já trabalhei. E era isto🙂

  3. Ai, Maria do Céu! Com tanta troca e baldroca de blogues só vi este teu comentário agora…🙂 Vocês estragam-me com mimos! Nós somos é uma grande equipa, essa é que é essa!!!🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s