Senhoras da nossa idade

Um blogue quadrangulado entre Lisboa, Coimbra, Porto e S. Paulo

Os ovos e os cestos

2 comentários

Follow my blog with Bloglovin

Holiday_wallpaper

 

Os ovos e os cestos

 

Queridas senhoras,

já consegui restabelecer a comunicação com a Mariana! (sim, Mariana, estou a falar de ti e contigo) Já retomámos os nossos encontros via skype, onde podemos ouvir-nos e ver-nos uma à outra, e também via WhatsApp, uma maravilha da técnica que me permite “teclar”, gratuitamente, com ela, que está em São Paulo, com a minha colega Sofia, que está em Madrid, ou com qualquer outra pessoa que descarregue esta aplicação para o telemóvel. Fica o aviso, Céu e Susana…

Por causa das minhas recentes conversas com a Mariana, nos últimos dias tenho que andar sempre com papel e caneta. Quando me vou deitar, quando estou à espera de ser atendida no médico, enquanto o almoço aquece no micro-ondas. As nossas conversas são, quase sempre, brain stormings. Eu, que me considero perigosa quando começo a matutar numa ideia, porque atrás dessa vem outra, e outra, e já estou a googlá-la e já estou a desafiar a, b e c para concretizá-la, ontem, depois de desligar o skype, pensei: “A Mariana é pior do que eu!” Aqui, pior, no sentido carinhoso. Como espero que seja o sentido das palavras do Gonçalo quando me diz: “Pára! Respira! És impossível!”

É a questão dos ovos e dos cestos (uma analogia muito adequada à época!) . Na área profissional, cada vez mais faz sentido diversificar os cestos. Para mim sempre fez sentido. Quando me perguntavam o que é que eu queria ser quando fosse grande, eu dizia que queria ser como o Zé (um amigo da família), que conseguia ser escritor, tradutor, jornalista-paginador-e-mais-o-que-houvesse-para-fazer no jornal da nossa terra, arqueólogo e prestigiado académico.

A Mariana é uma cesteira profissional e dá-me corda (ou vime). Assim sendo, queridas senhoras, é com muito prazer que vos anuncio que vêm aí mais cestos (e também vos vai calhar algum vime para entrançar). Brevemente🙂

Por agora, estamos todos a preparar-nos para uma pausa. Aqui em Coimbra a proximidade da Páscoa sente-se com muita intensidade, tal como todas as férias escolares: metade da cidade é esvaziada. Nós vamos ficar por cá, temos algum trabalho para pôr em dia – e também não temos, verdade seja dita, grandes tradições associadas a estas datas.

Não quer dizer que não valorize alguns dos aspectos que lhes são intrínsecos, como boa praticante que sou do “Ateísmo 2.0” de Alain de Botton: a reflexão sobre a mensagem original de Jesus Cristo e sobre o conflito Israel-Palestina, as saudades da família, o bolo de azeite do Fundão e as amêndoas de chocolate e canela “Vieira de Castro”. Não necessariamente por esta ordem (o bolo de azeite é capaz de ocupar o primeiro lugar, admito).

Boa Páscoa a todas!

Beijinhos

Marta

Autor: Marta

"Escrevo para pensar melhor."

2 thoughts on “Os ovos e os cestos

  1. Adorei a metáfora pascal! Não podia ser mais apropriada e tem tudo a ver com o que tenho andado a pensar ultimamente….o teu post veio mesmo a propósito. Mas agora fiquei curiosa! Que surpresas mais andas tu a preparar?🙂

  2. Queridas Senhoras, Infelizemente, por aqui tivemos a Páscoa mais pagã de sempre. Nem dei pela quaresma, quarta-feira de cinzas, Domingo de Ramos, enfim…Em Espanha a Páscoa é festejada de forma grandiosa, cheia de rituais, procissões e tradições, e sempre com grande expectativa, muito entusiasmo e coração, que nos obriga a pensar e a reflectir sobre o mistério da fé e na vida de Cristo. Aqui em São Paulo, quem é rei é o Coelho da Páscoa… e muito, muito, muito, muito chocolate – em todas as formas, de todos os sabores e formatos e com as combinações mais originais e gulosas que possam imaginar. Partilho aqui convosco mais um desafio, um dos vários que vão surgindo no nosso caminho, que é precisamente aqui, no maior país católico no mundo, encontrar um lugar, um canto, acolhimento, um refúgio onde a fé individual de cada um de nós, e também como família, posso crescer e alargar horizontes. um grande beijinho a todasMarianaPS- Marta, I am working on it!!! Novos projectos para breve… e Susana e Céu, nao pensem que se escapam:)))PSS – Susana, como correu a ida à TV??

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s