Senhoras da nossa idade

Um blogue quadrangulado entre Lisboa, Coimbra, Porto e S. Paulo

Comboios e livros

11 comentários

Queridas Senhoras,

Ando todos os dias de comboio e vou quase sempre a ler. Leio muitos livros assim, aproveitando os trajectos, os tempos de espera na estação e os imprevistos. Sigo aquela regra de andar sempre com um livro ou, no mínimo, uma revista para não ser apanhada desprevenida numa fila ou noutro compasso de espera (fila do supermercado incluída).

O comboio e a estação são os meus locais preferidos para ler. Mais até do que a cama, antes de dormir, que vem em segundo lugar. Comboios e estações combinam com livros, são lugares com carga literária e cinematográfica.

Há muitas histórias passadas em comboios. E as estações, como lugares de passagem, cruzamento, encontros e desencontros, são o cenário perfeito para o adensar de muitos enredos. Perseguições, enganos, fugas, intrigas internacionais…(sem querer, passei dos livros para o cinema, já só estou a pensar em Hitchcock: North by Northwest, Strangers on a train, The Lady Vanishes…).

Mas regressando aos livros: como é que não se tira maior partido desta relação tão directa entre a literatura e as viagens de comboio? Antes de ter pesquisado para escrever este post, ocorreu-me que as editoras podiam lançar mini-livros, para distribuir nos comboios, com os primeiros capítulos de uma obra. Seria um estímulo à leitura e uma forma de promoção.

Fui então pesquisar para ver o que havia nesta matéria e dei logo com esta notícia recente: Espanha – primeiros capítulos de livros nos comboios.

Neste caso não se trata de livros físicos mas sim de códigos de barras que permitem fazer o download para o telemóvel. Como sou pouco dada tecnologias, não fiquei muito entusiasmada mas é uma óptima ideia.

No entanto, gostei mais da London Book Swap, uma campanha em curso para criar um sistema de partilha de livros nas estações de metro e de comboio de Londres. É um conceito próximo ao famoso Bookcrossing mas baseado na rede de transportes.

Na estação de Wimbledon, uma das pioneiras, um cartaz resume bem o espírito:

Never be bored on a train journey again!

Nunca!

Por cá, continuamos a ver passar os comboios…

Bom fim-de-semana, boas viagens e boas leituras!

Céu

P.S. A canção veio deste artigo acerca das melhores músicas sobre comboios🙂

Autor: Céu

Que vivas tempos interessantes!

11 thoughts on “Comboios e livros

  1. Bom dia, Céu!Estava aqui a pensar que devíamos fazer um bookcrossing das Senhoras… se bem que, dadas as distâncias, era bem mais simples com e-books! Bem, mas enquanto não abraço essa tecnologia, não queres trocar uns livros comigo de vez em quando? Será que compensa, enviar por correio? Vou averiguar.🙂

  2. Boa ideia🙂 Queres O teu rosto…?

  3. E como ela foi à Feira do Livro…tenho muita coisa para ler!!

  4. Os Imperfeccionistas é muito bom, sim. O que tens para mim, Marta? Diz-me! Susana, que novidades trouxe a mana da Feira?

  5. Isso já me aconteceu. Há cerca de um ano, no Alfa, distribuiam um minilivro com os primeiros capítulo de 4 livros. Na altrua apanhei “Comprometida” e outros 3 que não me lembro. Adorei a ideia, mas nunca mais encontri – era da wook…
    Bjs e obrigada pela companhia e por escreverem sobre o que eu penso🙂

    • Olá Ângela, muito obrigada. Não tinha conhecimento desta iniciativa! Esperemos que os minilivos regressem aos comboios e não só aos Alfas mas também nas viagens urbanas. obrigada pelo contributo, um beijinho

  6. Isso já me aconteceu. Há cerca de um ano, no Alfa, distribuiam um minilivro com os primeiros capítulo de 4 livros. Na altrua apanhei “Comprometida” e outros 3 que não me lembro. Adorei a ideia, mas nunca mais encontri – era da wook… Olhem, encontrei uma notícia sobre isto (já antiga…) http://www.portoeditora.pt/imprensa/noticia/ver/wook_ler_no_Alfa_Pendular?id=1081

    Bjs e obrigada pela companhia e por escreverem sobre o que eu penso🙂

  7. Pingback: Nos longos corredores do Majestic « Senhoras da nossa idade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s