Senhoras da nossa idade

Um blogue quadrangulado entre Lisboa, Coimbra, Porto e S. Paulo

Pen pals

11 comentários

Postais antigos via diloreto.com

Queridas senhoras,

hoje recebi a segunda encomenda da Céu, o segundo livro que me chega através do nosso bookcrossing “interno”. Antes de chegar ao terceiro andar já tinha aberto o envelope, desejosa de vê-lo com os meus próprios olhos. É impressionante a alegria infantil que me trazem estes momentos. (e tu, Céu, já conseguiste levantar a minha encomenda?)

Sempre tive um fascínio particular pela caixa do correio. Escrevi inúmeras cartas e postais a amigos (mais ou menos coloridos) e também recebi uma quantidade assinalável. Sempre frequentei assiduamente os correios próximos da(s) minha(s) casa(s). Por acaso, a minha estação de correios preferida é a actual, que fica aqui pertinho, faz parte das minhas rondas habituais “no bairro”. Agora não tanto pelas cartas e postais, mas pelas encomendas (ai Amazon, ai Wook, não tão ai OLX para compras em segunda mão), já que os envelopes pré-selados e, depois, essa maravilha da mobilidade postal que é o correio verde, me permitem “despachar” (termo técnico) o expediente (outro termo técnico) de menores dimensões no marco do correio (que fica mesmo, mesmo, mesmo aqui ao pé de casa). Tenho mais sorte do que tu, Céu, também tenho mais facilidade em escolher os horários pouco concorridos, claro.

Desde miúda (o fascínio). Sempre adorei o conceito de pen pals, mas por alguma razão que não me ocorre nunca cheguei a trocar correspondência com desconhecidos – talvez porque desde cedo tivesse tido amigos (mais ou menos coloridos) com quem me corresponder.

O meu primeiro pen pal surgiu já na era das “novas tecnologias” (até quando poderemos chamar-lhes novas?). Era um blogger anónimo com quem eu gostava de trocar e-mails a aprofundar os assuntos sobre os quais ele escrevia no blogue dele e eu escrevia no meu. Correu tão bem que casei com ele (não sem antes lhe perguntar o nome!)

Bem, mas agora que já estabelecemos esta rede de trocas de livros das Senhoras (embora a Susana ainda esteja ocupada com um calhamaço de 600 páginas e a Mariana ainda não tenha dito se deseja receber leitura transatlântica) já estou a pensar na next big thing (acreditem, às vezes é cansativo ser eu).

Para além de tudo aquilo que já escrevi neste post (hoje isto está a ficar longo, caramba), as fontes de inspiração para esta ideia que tenho a germinar, e para a qual solicito os vossos preciosos contributos, são duas:

1. The Postcard Crossing Project

Printscreen de postcrossing.com

Um projecto do Paulo e da Ana, um casal de portugueses radicados (por enquanto) em Berlim. Para quem quer ter a surpresa de receber postais de todos os cantos do mundo e o prazer de enviar postais para todos os cantos do mundo.

2. The PostSecret Project

Postal anónimo via PostSecret.com

Este descobri via Mariana. Um projecto de Frank Warren, que desde Novembro de 2004 já recebeu mais de 500.000 postais completamente anónimos, em que os remetentes escrevem um segredo que nunca contaram a ninguém. O seu segredo continua secreto, mas a partilha de alguns dos postais no blogue da iniciativa tem ajudado muita gente lidar com os seus fantasmas. A começar pelo próprio Frank Warren.

………………..

As cartas (e os postais) estão na mesa. O que eu imagino é uma rede de troca de postais, cartas, e-mails, postais electrónicos, enfim, não importa o mensageiro, que ponha as mães a desabafar umas com as outras. A partilhar os seus mais íntimos segredos, ou apenas a dizer “olá” e a receber um “olá” de volta. A maternidade é, muitas vezes, solidão. E eu gostava que as Senhoras fizessem alguma coisa contra isso.

Thoughts, anyone?

Beijinhos, Senhoras, bom fim-de-semana.

Marta

Autor: Marta

"Escrevo para pensar melhor."

11 thoughts on “Pen pals

  1. Que ideia maravilhosa!, um mural de desabafos anónimos para mamãs🙂 Já tinha ouvido falar desse site dos segredos, é muito bom. É um pouco como aquilo de gritar para um buraco no chão ou para dentro de um saco (há qq coisa assim, não há). Entretanto já recebi o Hotel Majestic, sim senhor🙂 comeceu a ler ontem à noite e estou a adorar. Só aquela atmosfera descrita no início, toda aquela decadência poeirenta, aquela indolência, a estranha “noiva” Ângela….muito bom!
    Concordo e apoio totalmente a ideia das Senhoras “patrocinarem” um mural de desafos das mães. Quero pôr um, anónimo, a dizer: “Morro de medo que a escola ou outra instituição me mande fazer trabalhos manuais com os miúdos. Mesmo perante as coisas mais simples fico paralisada, as mãos são dois trambolhos inúteis”🙂
    beijinhos a todas e bom fds!

  2. Maria do Céu, e a outra coisinha que lá ia?

  3. Com a pressa, ainda não tinha desembrulhado a “coisinha”. Fui desembrulhar agora. Aí está o que eu não era capaz de fazer, nem imagino como fizeste🙂 É para termos cada uma em sua casa, é isso? Que trabalheira tiveste Marta! Ou puseste o F. e o G. a trabalhar para as Senhoras?🙂

  4. ahhhhh!
    assim fico mais descansada🙂
    a corrente de corações das Senhoras é amorosa, muito, muito obrigada!

  5. Marta,eu não consigo acompanhar a tua pedalada!!
    Gosto da ideia,porque eu também sempre gostei muito de escrever cartas!
    Escrevi muitas,recebi muitas e tive pen pals !
    A primeira chamava-se Carole Bernard,vivia em Boussu,na Bélgica! A ideia partiu da minha prof.de francês do 5º ano,era uma forma de praticar a língua e por isso só podíamos escolher países francófonos!
    Mais tarde,pude escolher livremente e ainda me lembro do nome de todas elas:
    Jenny Adriano- Estados Unidos; Vaishali Aulani- Índia; Anne Marie Boisenault- Canadá; Suzanne Elliot- Inglaterra e Ingrid Korompis- Indonésia!
    Será que têm Facebook?

  6. Também vou receber a surpresa que agora já não é surpresa?🙂

  7. Olá

    também tive várias pen pals durante a minha infância, e agora tenho as Senhoras:))

    E eu também vou receber alguma coisa nos correios? Encomendei livros pela Amazon há 2 meses atrás e ainda nada…. espero que a tua surpresa chegue cá:))

    bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s