Senhoras da nossa idade

Um blogue quadrangulado entre Lisboa, Coimbra, Porto e S. Paulo

Todos os filmes do Woody Allen são bons, ok?

2 comentários

Queridas senhoras,

graças ao feriado, consegui organizar-me e até arranjei tempo para ir ao cinema. Apesar das críticas dizerem que é um filme “cansado” e “preguiçoso”, acabei por decidir arriscar no último do Woody Allen, Para Roma, com Amor.

Ah, que se lixem as críticas. A verdade é que estive com um sorriso nos lábios o tempo todo e ainda dei umas boas gargalhadas. Isto é mais do que posso dizer de muitos filmes que vejo. É Woody Allen, caramba. Mesmo quando é mau, é bom. E não acho nada que seja mau. É previsível, está cheio de clichés? Pois eu adoro a previsibilidade e os clichés do W. Allen. Está “velho” e “cansado”? Não estamos todos? E sem um décimo da piada que ele tem, só por aparecer no ecrã.

Há poucos dias (e foi isto que também me incentivou a ir ver o Para Roma), alguém colocou um post, no grupo de facebook do nosso curso de poesia, sobre o filme anterior dele, o Meia-Noite em Paris, o tal em que vários poetas, escritores e artistas se cruzam numa cidade paralela e fora de horas. Viste esse post, Marta? O colega mencionava uma cena com a Gertrude Stein (é uma das autoras que  estudámos esta semana) e com o Picasso. A cena é muito gira (todo o filme é fabuloso) e revê-la agora, quando estamos, também nós, mergulhadas na realidade paralela do ModPo, é delicioso:

 

Ok, o filme de Roma não é tão bom como o de Paris. Mas, como já disse, tão tirei o sorriso da cara o tempo todo. Há muitos clichés, sim, mas auto-conscientes, certo? (Marta, daqui a pouco estou a falar de autorreferencialidade e meta não sei quê). Às tantas, a personagem do Alec Baldwin, um arquiteto que se “vendeu” aos centros comerciais, que viveu em Roma enquanto jovem e ainda gosta de passear nas ruas secundárias, diz que “com a idade não vem a sabedoria mas o cansaço”. Será uma justificação?

Todas as personagens são clichés, representam os habituais tipos cómico-trágicos, a começar pela personagem do próprio Woody e a acabar na Monica (Ellen Page), uma aspirante a actriz indie famosa, que é um cliché ambulante: não consegue gostar de homens que “não sofram as agonias da existência”, na arquitectura gosta do Gaudi, é compulsiva no “name-dropping” e sabe, digamos, uma tirada de cada poeta ou escritor, para atirar no momento certo. Marta, adivinha só quem aparece pelo meio das citações: o nosso ModPoet do capítulo 3, Ezra Pound, com In a Station of the Metro (“Petals on a wet, black bough”).

Enfim, poderia continuar, mas já é tarde e a ideia geral é : Woody forever🙂

Beijinhos a todas,

Céu

Autor: Céu

Que vivas tempos interessantes!

2 thoughts on “Todos os filmes do Woody Allen são bons, ok?

  1. Minha querida Céu,

    sou exactamente da mesma opinião! Mesmo os mais fraquinhos são bons, um filme do Woody Allen é sempre um reencontro, um reconhecimento. Ainda não vi este último (cinema? o que é isso?) mas o Midnight in Paris foi um verdadeiro banquete para mim. Aquelas referências todas aos artistas, hilariante e saboroso, daqueles que ficamos a mastigar tempos e tempos. Fez-me lembrar muito o ‘Paris é uma festa’, do Hemingway, se ainda não leste envio-te agora com a próxima dose.

    Havia umas t-shirts brejeiras, há uns anos, que diziam ‘Sex is like pizza: even when it’s bad, it’s good’. Aplica-se que nem uma luva ao sr. Allen (embora não se aplique nem ao sexo nem à pizza!!!)

    (Não consigo acompanhar os fóruns e facebook do ModPo como tu… mas acompanho-te a ti!)

    Beijinhos!

    Marta

  2. Oi! Claro que quero receber o Hemingway. Até porque (adivinha lá…) o Al Filreis está sempre a citá-lo🙂
    beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s